ESTADO DE CHOQUE





Acredite no que lhe digo, caro leitor. Eu falava verdade quando desvalorizei a Supertaça no início da época, afirmando tratar-se de um troféu menor. Eu falava verdade quando passei por cima dos 5-0, realçando que se haviam perdido apenas três pontos, e que a goleada era um mero dado estatístico. Eu falava verdade quando me confessei indiferente aos festejos do FC Porto na Luz, relativos a um campeonato decidido muito tempo antes.


Eu também falo verdade agora, caro leitor, quando, sem ter ainda conseguido pregar olho, confesso a minha profunda desolação com a derrota desta noite - seguramente uma das mais difíceis de engolir em trinta anos que já levo a ver futebol.


Interrogo-me como o desporto pode ser assim tão cruel. Interrogo-me sobre o que ando aqui a fazer, sobre o dinheiro que gasto em bilhetes, em canais de televisão pagos, em quotas, em lugares cativos, em deslocações, sobre o tempo que perco a escrever, para depois passar por momentos como este. Tenho plena consciência de que os verdadeiros problemas da vida são outros, mas se o futebol é um brinquedo de emoções, essas emoções (embora necessariamente passageiras) são bem reais, e fazem-nos sofrer a sério.


Nos últimos anos não me recordo de um jogo tão trágico para o Benfica. Não só foi desperdiçada uma vantagem significativa trazida de uma brilhante primeira-mão, como tal acabou por suceder de forma dramática, em poucos minutos, numa altura em que, confesso, já não me passava pela cabeça não ir ao Jamor. Tudo frente ao grande rival, numa época, e num momento, em que era necessária uma manifestação de força competitiva capaz de afastar alguns fantasmas. O Benfica viu gorar-se a possibilidade de terminar a temporada em festa, com um troféu nas mãos, bem como a hipótese de marcar presença na próxima Supertaça. Um verdadeiro jackpot de horrores.

Esta dolorosa derrota representa um pesadelo para os benfiquistas, e um murro no estômago de uma equipa que, é preciso dizê-lo, ainda tem muito para ganhar. Não sei que consequências poderá trazer para o futuro próximo, mas, honestamente, temo o pior.


Durante uma hora de jogo, as coisas pareciam relativamente controladas. O FC Porto tinha maior iniciativa ofensiva, o que era normal. O Benfica procurava, a espaços, lançar contra-ataques, o que também era normal. Uma oportunidade de golo para cada lado, e poucos mais motivos de interesse, completavam a guião que parecia prenunciar uma noite, também ela normal, com o Benfica - ganhando, empatando, ou mesmo perdendo tangencialmente - a seguir em frente rumo ao Jamor.


Ao contrário do que eu próprio previra na Benfica TV na antevisão ao jogo, o perigo não esteve nos primeiros minutos. A partida começou fechada, e o tempo foi passando com naturalidade. O primeiro golo, já algo tardio, modificou, então sim, todos os parâmetros até aí verificados. Veio ao de cima a extraordinária capacidade do FC Porto, revitalizada com o tónico de que necessitava. Veio ao de cima, no reverso da medalha, a fragilidade emocional que a equipa encarnada tem revelado durante a época, sempre que se vê em situações de pressão. Em Eindhoven teve sorte, esta noite teve azar. Três golos em dez minutos viraram do avesso a história da eliminatória, e puseram o Benfica de gatas.


Paradoxalmente, foi a partir daí que se viu o melhor Benfica. Com o golo obtido a dez minutos do final renasceu alguma esperança (voltei a sentar-me, depois de me preparar para sair). Num dos lances imediatos, Aimar (já em campo) quase fabricava o 2-3, que seria épico. Mas o tempo era curto, e o FC Porto raramente vacila. Quando o jogo terminou, já eu estava no elevador rumo ao parque de estacionamento. Sem conseguir sequer chorar.


Analisar as causas técnico-tácticas da derrota seria um exercício penoso, e inconsequente. Não houve erros tácticos, ou estratégicos que explicassem o descontrolo emocional que se seguiu ao golo de Moutinho. É futebol, dir-me-ão os mais frios. É fatalidade, dir-me-ão os restantes.


A arbitragem esteve francamente mal, e o primeiro prejudicado foi o Benfica, pois o golo de Hulk é obtido em claro fora-de-jogo. O penálti também é duvidoso, bem como muitas das outras faltas mal assinaladas e por assinalar que foram ocorrendo ao longo dos noventa minutos.
Ao contrário do que ocorreu no campeonato (onde não houve uma só, mas um conjunto de arbitragens que, cirurgicamente, condicionou a prova desde início), não creio que se devam procurar aí as causas da derrota. Por isso, e também por tudo o que se viu no relvado, sou agora obrigado a curvar-me resignadamente, e a reconhecer que o FC Porto mereceu amplamente passar esta eliminatória, merece estar na final, e é, neste momento, muito melhor equipa que o Benfica.


O mundo não acabou, e a temporada futebolística também não. A Taça da Liga está à porta, e pode ser uma boa terapia para recuperar do trauma vivido esta noite. Depois vem o prato principal: a Liga Europa (muito mais importante, diga-se, do que qualquer uma das duas taças). Depois do que se viu hoje, ninguém poderá exigir a este Benfica que ganhe uma eventual final contra este FC Porto. Por estranho que pareça isso até pode afastar alguma pressão da equipa, que se deve concentrar apenas na possibilidade de ultrapassar o Sp.Braga, e voltar, 21 anos depois, a uma grande final internacional. O resto se verá.


Para já, Coimbra, onde se espera, antes de mais, que os adeptos não abandonem os jogadores. Eu estarei lá, vou disposto a festejar uma vitória, e a esquecer o que se passou hoje. Como disse acima, ao contrário dos verdadeiros problemas da vida, os desgostos do futebol passam depressa. Este também vai passar.

33 comentários:

Anónimo disse...

Claro fora de jogo e penalti duvidoso. Típico...

jfk disse...

Caro LF

Como tu, fiquei desolado.

Pouco liguei aos 5-0 (não gostei, óbvio, mas não me tiraram o sorriso do rosto nem me tiraram o apetite).

Mas ontem...

É claro que neste momento o Porto é uma equipa mais forte que o Benfica. Isso verifica-se em todos os campeonatos em que no início as arbitragens cavam largas diferenças pontuais entre os 2 clubes, sempre em circuntancias em que no início eles sabem que têm que formar nova equipa, logo precisam do amparo. Depois é sempre a abrir, cheios de moral.

Mas não deixo passar em claro a não expulsão do Rodriguez, com 0.1 no marcador, numa tesoura por trás às pernas do Maxi, sem bola, que seria vermelho directo, no mínimo amarelo, o 2º. E muito menos deixo passar o 2º golo num fora de jogo tão claro como fácil de assinalar.

O 1º é um bom golo, remate de fora da área, como podia ter entrado para nós antes deles.

E o terceiro, daqueles lances que não sei porquê acontecem muito contra nós, mas nunca contra eles, nos jogos entre uma e outra equipa.

E isto não tem nada a ver com a qualidade e robustez dos jogadores do Porto.

Penoso.

rsa disse...

Eu tenho uma imagem diferente ainda o fcp não tinha marcado e já eu sentia que a eliminatoria estava em perigo.
Ontem JJ não conseguiu ser o mestre de tacticas perdemos bem de forma dolorosa mas...

Agora resta ganhar em Coimbra e sim eu QUERO DUBLIN mesmo que seja para jogar contra o fcp porque é uma final Europeia já lá vão 21 anos desde a ultima e precisamos disso mesmo correndo o risco de a perder para o fcp mas não podemos ter medo senão..

Mas mesmo se ganharmos em DUBLIN esta é uma época para recordar pela negativa está a ser mau de mais.

Sabado lá estarei e Quinta contra o braguinha RUMO A DUBLIN!!!

O GLORIOSO disse...

Grande cronica Luis.
Passei também uma das piores noites que me lembro como Benfiquista, apesar do meu Benfiquismo ainda ficar mais forte nestes derrotas. Há derrotas que doem muito e esta será dos ultimos anos a que doeu mais. Nem como disse os 5-0, ou os Corruptos ganharem o titulo Corrupto na Luz, ou lembro-me do 5-3 no wc, doeu tanto como ontem. Faço paralelo em 86 perder o titulo na Luz com os parvos do Campo Grande, sinceramente esta vai custar a sarar e só talvez a Liga Europa poderá compesar.
Concordo com tudo mais do que criticar Jesus ou tacticas o que me preocupa é a fragilidade mental da equipa. É incrivel estar mais de 1 hora a controlar o jogo sem grandes alaridos com os Corruptos a terem 1 oportunidade numa escorregadela do Jardel e depois sofrer 1 golo e ruir-se tudo como um baralho de cartas. É inadmissível, é vergonhoso, nem há palavras.
A capacidade mental das 2 equipas é abissal, é muito preocupante e tem de ser muito reflectida por todos (até socios e adeptos que nem 40 mil lá estiveram pois se fosse no Antro da corrupção alguem tinha duvidas que estaria cheio?).
Há 2 taças para jogar apesar de taça da liga ser para mim insignifcante por isso temos de nos unir, temos de mostrar que somos o SPORT LISBOA E BENFICA com muito orgulho.

P.S- Como sempre já se está a pedir a cabeça do Jesus, do Rui, até eleições. Enfim muitos benfiquistas não aprendem. Jesus é essencial que fique muitos anos independentemente dos resultados desta epoca. Aliás se sair será a vitoria suprema do Corrupto que rapidamente colocará o Informático numa Roma qualquer e vai busca-lo para o Bi campeonato, querem uma aposta?

vermelho e branco disse...

Eu também vou estar em Coimbra á espera que uma vitória me tire esta tristeza que eu neste momento tenho. Eu sei que tudo passa, mas que neste momento doi essa é a verdade. Fiquei até ao jogo acabar, como faço sempre, à espera que houvesse um pé ou uma cabeça que empurasse a bola para dentro da baliza, só que o árbito apitou o jogo acabou e a esperança foi-se.Mas no sábado estarei em Coimbra e na 5ª no estádio da Luz, sempre a apoiar o Benfica.

vermelho e branco disse...

No sabado estarei em Coimbra à espera que uma vitória, acabe com esta tristeza e desilusão que neste momento sinto.
Fiquei até o jogo acabar. como faço sempre, e até o apito do arbito estive á espera que um pé ou uma cabeça empurasse a bola para o fundo da baliza, só que isso infelismente não aconteceu.
Que isro passa eu sei, mas que doi... doi.

Afonsus disse...

LF,
é um estado que nao se explica, amar o benfica tem um lado doentio que nos deixa de rastos nestas alturas, por um lado é paixao quando ganhamos, por outro, é uma depressao que se abate na alma. paixao e depressao fazem parte dum outro sentimento: a obsessao, somos e seremos sempre assim, por isso espalhamos o odio inconscientemente porque os nossos adversarios nao conseguem sentir da mesma forma. é um dia muito triste, é um peso quase insuportavel, alguma coisa deve ser feita, alguém terá de assumir responsabilidades e não é a de dar a cara, disso estamos fartos. lfv e rc devem ter + respeito pelos socios e adeptos.

Anónimo disse...

VOTEM NO GLORIOSO PARA VENCER A LIGA EUROPA EM:

http://montemor-evora-arraiolos.blogspot.com/

PEÇO O FAVOR DE DIVULGAR SFF.VIVA O BENFICA

Vasco disse...

N GASTO NEM MAIS UM TOSTÃO COM TAMANHA INCOMPETÊNCIA!

Vasco

Anónimo disse...

e a questão é, para quem vê disto há 20 anos, o que é que se faz?
paga-se o conforto do sofá e ver os jogos na tv deles, em vez de ser sócio?
os sócios continuam a eleger otários, vendidos, frouxos?
vamos continuar a permitir manchas azuis nas camisolas? equipamento alternativo rosa, preto?
o novo estádio chega sequer aos calcanhares da imponência do antigo?
os árbitos tem medo do benfica ou do porto?
o sistema é comandado por quem?
20 anos disto!

o benfica dá milhões a uma mão cheia de clubes por época - nas casas cheias nos jogos fora, é de começar a equacionar pôr esses miseráveis todos de joelhos, nem que isso custe uma descida de divisão. sem benfica, não há futebol em portugal. dúvidas?

Anónimo disse...

jfk...e o 1º amarelo ao Cebola, hein? Nem na Playstation! Malandro tu, esqueceste!
E o Luisão, na carícia ao Ota?? Ai pois...sem kerer. Ai se fosse o Bruno Alves. Mas como foi o Luisão, q só dá uns pontapezitos aos gajos do Nacional no chao, umas coteveladas ao Sapu, ou ao Guarin, já foi sem kerer. Pois tá bem. E o penalti do Saviola? FANTÁSTICO!
E o amarelo ao Hulk, por um lance EXACTAMENTE IGUAL áquele em q o Ota foi expulso por "falta" ao Cardozo no jogo do apagão! Mas aí já foi falta do defesa, amarelo e rua. Ah pois, o defesa era do FCP...Sabes q mais?
Vai à linha e cruza!

EAGLEHEART disse...

O primeiro Cabrão que vier para aqui com a MERDA dos optimismos doentios e que vier para cagar merdas do género, « calma pessoal ainda temos dois trofeus para ganhar e bla, bla, bla, juro que a seguir volto a comentar a mandar fode-lo. porque mais uma vez hoje fomos enrabados em pleno solo sagrado por equipa de corruptos sim, mas com os tomates bem lá no sitio e venceram justamente uma cambada de Cagões sem qualquer tipo de ATITUDE, de ORGULHO e de DIGNIDADE. estou de rastos e até o Paços nos vai enrrabar na final da taça. estes jogadores são uns Merdas, poupam-se os gajos para estes grandes jogos e os Cabrões aparecem lesionados e sem qualquer frescura fisica? mas que merda é esta? é isto o Benfica? isto não é o Benfica, ainda andam para aqui Palhaços de adeptos paranoicos a acreditarem que podem vencer a Liga Europa, in your dreams only. acordem para a vida. desculpe LF a minha linguagem no seu Blog de que tanto gosto não é a mais agradavel mas neste momento e com esta cabeça estes jgodores do glorioso não merecem outro tipo de tratamento.

Seismilhoesum disse...

Caro LF (desculpe chammar-lhe caro, não o conheço, mas é benfiquista, tem um blog sobre o Benfica e a mim ... basta)

Concordo com muito do que escreveu. Maaasss .... este mês não vai passar. Fica na história. Ainda hoje me dói a derrota com o Santos (e não a vi)! Ainda me doi o 7-0! Ainda me dói o 0-5 na Luz! etc, etc, etc,

E logo com esta escumalha, que não sabe ganhar, não sabe perder, não sabe estar na vida. E eu moro no meio deste lixo!
Eu, que fiquei contente, como português, por terem ganho a primeira Intercontinental!
Até .... ver o que dizem (mentem) sobre o Benfica! Até ver os complexos que continuam a ter! Até ver que eles não ganham, eles derrotam e querem ver sangue nos outros! Que na vez de dizerem são os maiores dizem: lixamos os mouros! E inventam lixo, e lixo são! E vivem como se não houvessem mais problemas na suas vidas!
É claro que há problemas maiores na vida, mas ao menos o desporto deveria de estar livre destas nojices!
E o apagão e a rega só lhes deu razão (na perspectiva deles) para serem como são: esterco!

ulisses disse...

-podia falar do infortúnio do salvio e gaitan.
-dos critérios dos cartões.
-do golo fora de logo.
-da opção de jesus em tardar colocar o aimar em campo.
-da nódoa cardoso.
-da displicência da perda de bolas de forma infantil

mas focalizo-me apenas numa coisa: medo e falta de confiança, jogaram completamente amedrontados.
Quanto ao resto, subscrevo. Foi das derrotas mais difíceis de digerir que me lembro.

Anónimo disse...

Anedótico...
Este SLB de Luis Filipe Vieira é um clube anedótico, quando consegue algum prestigio destroi-se de seguida e compram-se carradas de Fernandez, Kikns Fonsecas para que?
apoiar a equipa? Estes merdas que enquanto profissionais nao honram a camisola que usam? O que estes merdas precisavam era de ser apedrejados no próximo treino era que lhes partissem a cara era de Sabado em Coimbra terem nas bancadas somente adeptos do Paços. Desejo sinceramente que o Braga nos elemine, porque ir a uma final europeia e ser derrotado outra vez pelo FCP... prefiro tombar já.

Anónimo disse...

Normalmente, concordo com quase TUDO o que escreves porque revejo-me a 100% nas tuas análises e/ou crónicas. Mas desta vez, e se me permites, faço uma ressalva: eles não são muito melhores do que nós e não estão no Jamor justamente. Ninguém poderá dizer que fomos superiores mas o 2ºgolo que mata por completo o jogo p ter sido em off side depois de tanta falta e tanto amarelo perdoado (e isto desmoraliza qualquer ajuda) ajudou imenso ao desfecho final. Fomos piores do que eles, de facto, mas com uma arbitragem isenta nunca seriamos eliminados. Aquele penalty duvidoso e o amarelo ao Hulk simplesmente acontecem para disfarçar o roubo do Xistrema tal como já havia acontecido em Braga. Está na hora de dizer basta. Têm que se assumir as culpas e está na hora de jogar nos bastidores como eles o fazem tão bem. Essa conversa do ganhar limpinho mete nojo e à pala disso os lagartos já foram comidos e nós estamos em vias de o ser. Cumprimentos Miki

Peter disse...

Pois Meu caro LF eu não desprezei a supertaça e foi aí que tudo começou, para mim o Benfica devia ter ganho esse jogo para continuar a por em sentido o fcp como tinha feito na época passada, mas não o Benfica pensava que eram favas contadas e depois de ter vindo do torneio do Algarve ainda jogou a meio da semana para a Eusébio Cup tal era a confiança desmedida perante o rival.Ou seja má preparação da pré-época, com essa derrota demos um bom tónico psicológico ao rival que depois com as arbitragens favoráveis a eles e desfavoráveis ao Benfica rapidamente ganhou uma vantagem considerável na liga, depois o Benfica re-equilibrou-se mas chegando ao jogo do dragão o JJ teve o condão de inventar e pos o D.Luiz a defesa esquerdo com o resultado que se conhece. Vendo-se com uma desvantagem abismal optou por sempre a mesma equipa a jogar durante 2 meses com 2 jogos por semana tudo correu bem até ao momento que a equipa deu o estouro fisicamente e mais uma vez prejudicada pela arbitragem em braga.Apartir daí o Benfica concentrou-se só na liga europa,taça de Portugal e taça da liga fazendo descansar as suas principais unidades para o campeonato jogando sempre com as suas segundas linhas.Pois mas rotação de jogadores devia ter sido feita mais cedo e de forma equilibrada.As lesões começam a aparecer e hoje o Benfica é um manto de retalhos sem chama sem garra sem brio.Por isso é que eu acho resultado de ontem (vergonhoso) onde de facto mais uma vez fomos derrotados tb pela arbitragem mas uma equipa com 2-0 de vantagem só tinha que segurar a vantagem, só que o Benfica deste ano nem defender sabe e atacar ataca mal e segurar a bola tb não sabe, como é que é possível o Aimar só entrar depois do 3-0?São erros a mais numa equipa que tinha tudo para ser bi-campeã nacional mas não o foi por aselhice e arrogância, porque das arbitragens a gente já sabe o que é que advém, roubos, mas o Benfica tem que ser suficientemente forte mentalmente para saber ultrapassar isso. E tenho que dizer o JJ esta época falhou em toda a linha, não sei quais são as responsabilidades do Rui Costa, mas o presidente tb tem muitas culpas no cartório quando foi apoiar um admnistrador da sad do fcp para presidente da Liga, estava á espera do quê? Que o fcp não fosse beneficiado e o Benfica prejudicado? Deve viver na lua concerteza.Assim como não perecebo a sua passividade perante o braga e a sua direcção face ao clima de hostilidade de que o Benfica é alvo quando lá vai,e aos roubos que acontecem no Axxa quando o Benfica lá vai.Para mim o sr.LFV está no fim da linha, já há 2 anos estava conseguiu montar um equipa campeã com mérito e a praticar bom futebol, mas destruiu logo tudo a seguir com as vendas do Dí Maria (ontem fez mais um jogo brilhante), Ramires e D.Luíz.De que serve todo esse dinheiro ganho agora?Agradeco-lhe muito ter recuperado o Benfica mas está na hora de passar o testemunho a outro, deve ser o presidente do Benfica com mais mandatos e menos titulos da história do Benfica.Quanto ao JJ ou faz uma autocrítica intensa do que andou a fazer esta época e muda certos aspectos do seu jogo ou então o melhor é tb se ir embora. E não vencendo a taça da liga que se atenua a dor que os Benfiquistas sentem neste momento, vencendo a liga europa ainda acredito que se apaziguava a dor, agora verdade seja dita eu neste momento não acredito que o Benfica vença essa competição, custa-me dizer isto mas é o que eu sinto.

Anónimo disse...

Qdo o Xistra apitou penalti eu juguei que estava a ver o Carcavelinhos - Olivais de Cima...
Mesmo com a ajudinha, n conseguiram. Paciencia.

mafegos disse...

Caro LF
Desculpa o que te vou dizer,mas tu és um dos culpados desta situação,a não ser que dependas financeiramente do Benfica.Leio o que escreves aqui e o que escreves no jornal do clube e nunca te vi a falar mal das negociatas do presidente ,sei que se o fizesses serias corrido do jornal e não falavas na Benfica TV,mas a verdade é que foste um dos benfiquistas que sempre tentou branquear as derrotas do Benfica com os arbitros,mas a verdade é que devias ter dito,que a venda do Di Maria foi uma fraude pela compra de um jogador de 6 milhões de euros para ser emprestado,a venda do Ramires foi um roubo que tem que ser investigado,o presidente do Benfica não pode vender 50% do passe e dar dinheiro a ganhar a uma mafia Kia,a compra do Roberto foi um fracasso que devia ter sido assumida como tal e ir buscar um outro jogador por muito que perdessemos e pior que tudo,não temos plantel.E já agora o Rui Costa não tem capacidade para o lugar que ocupa.
Desculpa-me este desabafo,mas estou fodido com esta situação,porque qualquer ignorante sabia que isto ia acontecer.

chefe disse...

Peço desculpa. MAs é por posts destes que chegámos ao que chegámos. Não perceber que este jogo também se perdeu no jogo da HUMILHAÇÃO em casa na Liga, sinceramente não percebe nada de estados de espirito tão importantes no desporto. Já para não falar dos 5-0, Supertaça e outros bailaricos que levámos de um rapaz que ainda há pouco tempo era alguem que fazia relatórios. Esta época tem o carimbo LFV, a juntar a tantas outras com ele (provavelmente será este o comentário que fará com que não o publique), este Benfica não tem rumo, está numa vergitem sportinguizante aterradora.

João Martins disse...

derrota mais que dolorosa... mas, por muito que não queiramos, a verdade é que o Xistra na 2ª parte inclinou o campo. lance para expulsão directo do sapunaru ( agarrou o saviola pelo ombro esq quando se isolava). o jara passado 5 minutos fez falta igual sobre o micaela e viu amarelo. faltas junto à àrea do benfica foram aos montes, bastavam atirar-se ao chão os portistas. expulsão do vendido rodriguez. 2º golo fora-de-jogo do hulk. ao cardoso foram marcados iguais.
um jogo que estava perfeitamente controlado até 1º golo. a única oportunidade nasce de uma falha nossa, como tem sido habitual no meio campo benfiquista.
agora há que seguir em frente e pensar seriamente em ganhar pelo menos uma das taças e para o ano vamos aos campeonato e liga dos campeões. espero que o jesus aprenda algo com o mourinho. ele ganha porque joga como em que jogar e não sempre ao ataque desenfreado que não dá títulos a ninguém

Manuel disse...

Com a devida vénia do blogue CAG. Uma peça para nos ajudar a perceber o puzzle. As coisas às vezes são mais simples, ou mais complicadas, do que parecem à primeira vista.

"ontem a 1ª parte do jogo decorreu mais ou menos de forma normal em termos de arbitragem...

em termos de jogo jogado o Benfica teve 2 oportunidades de golo por Javi Garcia e Cardoso e o Porto teve uma 1 oportunidade por parte de Falcão que o Júlio César defendeu de forma brilhante....

fomos para o intervalo com 0-0 e o Porto para passar teria que marcar 2 golos para ir a prolongamento/ penaltis ou 3 para eliminar o Benfica desde que não marcássemos 2 golos....

o que aconteceu mais ou menos no início da 2ª parte?

aconteceram 3, 4, 5 ataques CONSECUTIVOS do Benfica parados em falta por jogadores do Porto que não foram ASSINALADOS COM A RESPECTIVA FALTA da parte do Carlos Xistra....

enquanto isso os ataques do Porto tiveram direito a VÁRIAS FALTAS A FAVOR da equipa de Villas Boas...

isto tudo num espaço de 15 a 20 minutos....

isto foi feito de forma CIRÚRGICA de forma a desgastar e enervar ao máximo a equipa do Benfica e mostrar à equipa do Porto que era possível...

e assim aconteceu....

a equipa do Benfica partiu-se e desorientou-se por completo...

a equipa do Porto motivou-se e pensou que era possível o que não aconteceu na 1ª parte....
só a partir do 3º golo do Porto o Carlos Xistra voltou a marcar com regularidade faltas contra o Porto...

até lá abriu-lhes uma auto-estrada até à baliza do Benfica....

eu vi o Jorge Sousa fazer isto na 2º parte em Alvalade com o Benfica a ganhar 2-0 e viemos a perder o jogo por 5-3!

para quem não acredita nisto é falar com um jornalista famoso chamado Marinho Neves que no seu livro sobre a Corrupção e Bastidores do futebol português se referiu a isto como uma forma típica dos árbitros controlados pelo FC Porto destruírem a confiança de uma equipa adversária....

ontem quando Carlos Xistra fez o que fez lembrei-me logo do que o Jorge Sousa fez em Alvalade..
e quando ele começou a fazer o mesmo foi aí que tive a percepção de que se o Porto marcasse naqueles 15 minutos o Benfica seria eliminado....
e o Porto marcou...

e fomos comidos (e vamos continuar a ser!) que nem anjinhos mais uma vez...


Para não falar no fiscal de linha, sr. Luis Tavares, notório andrade de Portalegre - o do golo do Petit que entrou 1 metro na baliza do Baia mas não contou - que deixou passar um claro off-side de um metro do Hulk no 2º golo, aquele que nos matou definitivamente, pois o JJ estava nesse momento a fazer uma substituição. Apesar de ter acertado em todos os off-sides do Benfica no 1º tempo, alguns deles por meros centímetros.

condor disse...

Calma pessoal!Ainda temos dois trofeus para ganhar!

Nós Sébio disse...

Onde estão as imagens da tentativa de agressão de Sapunaru a Xistra?
Desapareceram? Não foram captadas pelo olho selectivo da Sportv?

Vitória do Benfica disse...

Fernandop Guerra escreveu de forma muito correcta numa crónica de A Bola em principo de Agosto. Jorge de Jesus não passa de um homem de impulsos. Não consegue ter a cabeça fria e agir de forma competente. O Benfica não consegue ganhar ao Porto porque~os seus atletas não têm a forma fisica sabe-se lá como a adquirem dos homens do PC, não tem o rasgo e a força psicologica. Esta já é a segunda derrota do Benfica quanto está a ganhar por 2 - 0 ao intervalo. Lembram-se em Alvalade. Mas esta derrota foi muito mais dura porque já é sehgunda vez que eles vem aqui humilhar na nossa casa.
Doi, mas é preciso aprender com as derrotas, coisa que a Direcção do Benfica não sabe.

Estou em choque, como é possível já termmos sido tanta vez humilhados pelos inimigos e não aprendermos. Será que Jorge de Jesus é mais um portista, incompetente inflitrado.

Obrigado a todos os Benfiquistas que amam o Benfica e vestem a sua camisola no dia seguinte. BENFICA SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Anónimo disse...

Isso caramba! Vamos continuar a dizer q foi o arbitro e a sorte! É preciso continuar com a lenga lenga do costume! O golo do Hulk foi em fora de jogo, o penalti foi claríssimo e o arbitro decidiu sempre em prejuizo (premeditado) contra o Benfica! Vamos lá Benfica!

Anónimo disse...

Por causa de benfiquistas como o Manuel e quem escreveu isso é que o benfica nao anda para a frente.enquanto nao admitirem que sao inferiores e continuarem, como bem disse o LF, a ter um ego enorme, entao por mim podem continuar. Como diz o Grande: Enquanto uns continuam a ter uma super equipa, nos continuamos a trabalhar

Seismilhoesum disse...

Ao anónimop:

o Luisão deu um pontapezinhgo de nada ao jogador do Nacional, que estava no chão, mas conteve-se e não lhe deu a sério, mas não viu porque fez isso pois não? Se calhar o "coitadinho" que estava no chão não lhe tinha dado, segundos antes, uma cotovelada à má fila!
E o penalti na Taça contra o Porto não é penalti, de acordo! Mas o 2-0 é em claro fora de jogo e foi muito mais prejudicial.
Mas é claro, não sendo arbitragens donásticas, olarápias e outras, o Porto "é sempre prejudicado"!
Irra que já não há paciência!

Seismilhoesum disse...

Regra geral não insulto. Regra geral uso a inteligência e educação. Regra geral tento não descer a labrego diante de um labrego ....
mas aquele ..... anónimo .... que disse que nem com ajudinha no Carcavelinhos .... Oh Pá! Vai-te ...... então não se passou mais nada? Inventar um penalti com o resultado quase feito é melhor que invenbtar 0 2-0?
A arbitragem ajudou o Benfica?
Ide-vos tratar e não mordam a língua, cuidado!

Manuel disse...

Ó anónimo andrade a culpa deste estado de coisas não é do Manuel nem de outro qualquer, mas sim dos "suspeitos do costume". Toda a gente sabe quem são. Eu sei que sou, à semelhança de outros, uma voz desagradável e desconfortável para os andrades e corruptos. Porque querem calar o que se tem passado, como têm feito com alguns blogues que já começaram e tiveram de fechar, tudo por honra e graça dos papas corruptos e ditadores existentes para os lados de Contumil.

E sabem quem faz a mesma coisa nos tempos que correm? O Kadaffi, os ditadores da Siria, da Coreia do Norte e do Irão, por exemplo, ditadores que querem calar as vozes desconfortáveis da dissidência. Por isso estão em boa companhia. Deixo-vos um texto de um jornalista adepto do Sporting, que dispensa mais comentários:


"Não é história, ou estória, contada por mentirosos. O futebol em Portugal está - acreditem - corrompido por uma força poderosa a que ninguém tem a coragem de olhar nos olhos e enfrentar seriamente. Muitos refugiam-se em insinuações mais ou menos evidentes, muitos queixam-se do conteúdo mas usam formas que não beliscam os alvos nem informam os leitores do que verdadeiramente se passa desde que Jorge Nuno Pinto da Costa chegou um dia ao poder. Nada, nem ninguém, foi igual no nosso futebol desde esse fatídico dia. Tenho amigos que, no cumprimento das suas funções jornalísticas, foram insultados (como eu), foram humilhados (como eu) e foram, ao contrário de mim, violentados e agredidos apenas e só porque se dedicaram ao seu labor. Isto acontece há 30 anos no futebol em Portugal.(...)

Não sou hipócrita, como muitos que dizem não ter clube. Eu sou um apaixonado pelo desporto, pelo futebol em particular, e como tal tenho a minha preferência clubística. Sou do Sporting, sempre fui do Sporting. Desde muito novo porque o meu Pai, sportinguista doente, me transmitiu essa paixão e eu segui-a, sem nunca ferir as minhas obrigações como jornalista. Espero que o facto de admitir o meu clube sirva não para me julgarem sob esse foco mas pelo contrário para verem na assumpção um caminho facilitador contra demagogias e falsas pretensões.

Estou aqui para informar. Escreverei sobre o polvo (que tem muitos, alguns inimagináveis, tentáculos) e o mal a que tem votado o nosso futebol. Um polvo criado por papalvos, ignorantes, mesquinhos, donos de uma falta de civilidade a todos os níveis abominável que lhes permite viver na completa impunidade, subjugando e martirizando quem procura denunciá-los".


NADA NEM NINGUÉM NOS FARÁ CALAR,
ATÉ A CORRUPÇÂO ACABAR.

Anónimo disse...

O ano passado, no jogo do tunel, o golo do benfica n foi precedido por fora de jogo? Mas daqueles mesmo escandalosos? N me lembro de ver tta gente a queixar-se...
O arbitro deu uma prenda aos 80 minutos, o benfica precisava de um golo para se apurar. Q queriam??? Outro penalti?? É só rir! De lembrar q descontando os 2 lances o resultado ficaria 2-0 para o Porto. Tendo em conta o q ambas as equipas estavam a jogar, sinceramente com ou sem golo em fora de jogo ou penalti ridiculo, o Porto chegaria à final. Isto quem sabe ver futebol como ele é. Os benfiquistas já se sabe como são.

Seismilhoesum disse...

É impressionante! Ainda há andrades que teimam em dizer que o golo do Benfica o ano passado, contra eles,foi fora de jogo! Ignorância pura! E continuam!
O Porto, segundo eles, NUNCA teriam perdido um campeonato desde a sua fundação! Qual delas? Não interessa, ainda não existiam e já eram roubados! Coitadinhos!
O seu verdadeiro fundador, o Monteiro da Costa, se soubesse ......

Anónimo disse...

Loool

oh manuel lampiao, n és uma voz desconfortavel, muito pelo contrario, ate és bastante confortavel porque cada vez que vejo os teus comentarios so me da vontade de rir. Faz como o LF, assume que o fcp é muito melhor dentro de campo por muito que te custe. Voces queixam-se dos ultimos 30 anos, porque apareceu o homeme que teve coragem de vos fazer frente, de fazer com que deixassem de ser o clube sempre beneficado por tudo e todos, e o que voces têm é inveja de não terem um presidente que perceba tanto de fute bol como Pinto da Costa e que ame verdadeiramenre o clube, ao contrario do vosso presidente condenado nos tribunais ( esse sim verdadeiramente condenado pela justiça e nao o nosso como voces insistem em afirmar, o vosso amigo ricardo costa aida nao é, e ainda bem , juiz )

por isso, ja que ficaste sem saber o que dizer, vens para aqui vomitar um texto de um pseudo sportinguista. Por mkim podes continuar, tu e todos os que tem um ego anti portista como o teu, voces falam, e nos ganhamos. por mim ta bem assim