SORRISO AMARELO

Existem poucas palavras que possam descrever o meu estado de espírito quando ontem, após o 2º golo do Schalke, e com nove minutos por jogar, abandonei a Luz em passo apressado.
O Benfica estava afastado da Europa do futebol, e não fosse um golo milagroso do Lyon (que ouvi já no carro com alívio), seria esse o seu destino. Seria, direi mesmo, um destino merecido.
A participação do Benfica nesta edição da Champions League foi um fracasso total. Se para a carreira errática no campeonato ainda existem algumas atenuantes, para o desempenho europeu não encontro qualquer explicação convincente - e bem precisava delas. À excepção de 70 minutos na Luz com o Lyon, tudo o resto foi desastroso, e este jogo com o Schalke espelhou bem esse desastre.
Ironicamente acabou por ser Lisandro Lopez, com um golo e uma assistência, a salvar o Benfica, permitindo-lhe entrar, ainda que pela porta dos fundos (será a única equipa portuguesa a não ser cabeça-de-série) na Liga Europa.
Continuo sem perceber o total apagamento de Saviola, que depois de dois jogos assim-assim, voltou à nulidade que tem acompanhado quase toda a sua temporada. David Luiz é outro caso inexplicável. Mas a forma indolente como toda a equipa entrou em campo (numa partida decisiva) – coisa que se tem repetido jogo após jogo – é, para mim, o maior mistério. Poderia eventualmente falar de questões físicas, mas o período menos mau do Benfica ocorreu justamente na ponta final, o que nos afasta dessa equação. Haverá quem não tenha vontade de ganhar? Só lá dentro se saberá. De fora, é o que parece.
Quem não tem muita vontade de acompanhar a equipa são os seus adeptos. O tempo não ajudou, mas, caramba, era um jogo da Champions League, decisivo para permanecer na Europa. Aqueles que ficaram em casa não mereciam pois muito mais do que aquilo que o Benfica lhes deu. Os poucos que lá foram, esses sim, têm razões para dar largas à revolta.
Howard Webb é dos melhores árbitros do mundo. É pena que os auxiliares não estejam à sua altura.

9 comentários:

Carlos Alberto disse...

Por acaso eu até acho que eles correm muito, demasiado até... o problema é que tremem que nem varas verdes e não conseguem fazer uma simples jogada de jeito.

www.gloriosasfera.com disse...

Artigo em destaque na Gloriosasfera.

Saudações Gloriosas

Peter disse...

Meu caro LF isso nem parece seu abandonar o Estádio da Luz a nove minutos do fim, se era por motivos profissionais ou pessoais ainda se compreende,agora por meramente as coisas estarem a correr mal, não se abandona,deve-se acreditar sempre até ao fim.Quanto ao jogo em si o Benfica apesar de não ter feito uma exibição de encher olho e de alguns flops do JJ nomeadamente na constituição da equipa inicial, o Benfica criou muito mais oportunidades que o schalke, simplesmente não as converteu tal e qual como na Alemanha e em Israel. O 1º golo do schalke lá no estádio a mim pareceu-me fora de jogo do raul, mas efectivamente não estava pq o Fábio estava a meter o espanhol em jogo, agora que o raul assiste o jurado com a mão, assiste.E a mim faz-me espécie como é que o auxiliar de baliza não viu,aliás eu estava atrás dessa baliza e esse senhor na 2ª parte esteve sempre em amena cavaqueira com o m.neuer, achei aquilo muito estranho.Independentemente de tácticas e preparação física eu acho que acima de tudo o Benfica é uma equipa frágil psicológicamente,o Benfica esta época tem que correr atrás do prejuízo e isso tem-se reflectido e de que maneira na sua maneira de jogar, defende mal, perde muitas bolas, falha muitos golos,pressiona mal. Mas tb temos que ser sinceros, uma equipa que tem na sua génese o espírito de campeã nunca desanima e faz das tripas coração para as coisas se alterarem, ora bem não é isso que se tem visto.Portanto para mim a grande falha do JJ é esta ele não está a conseguir motivar os jogadores numa situação de desconforto na tabela de classificação.Quando se ganha e lidera nem é preciso os jogadores auto-motivam-se agora quando se vai atrás é que é difícil. Aliás a sua atitude no banco tb diz muito o ano passado berrava, gesticulava etc. este ano parece um menino do coro.O Benfica o ano passado por exemplo tinha nas bolas paradas uma defesa em linha, o JJ alterou e este ano temos sofrido mais golos nessa vertente, simplesmente não entendo.Para finalizar não gostei nada da atitude do Luisão quando marcou o golo virando-se para os adeptos do Benfica com ar de desprezo, ainda mais sendo capitão devia era ter mais juízo, porque quem lhe paga ordenado somos nós (e não é pouco), portanto há aqui muita coisa a mudar e eu não estou a falar de mandar jogadores embora nem o treinador embora mas a atitude essa tem que ser muito mas muito diferente.

Peter disse...

Meu caro LF isso nem parece seu abandonar o Estádio da Luz a nove minutos do fim, se era por motivos profissionais ou pessoais ainda se compreende,agora por meramente as coisas estarem a correr mal, não se abandona,deve-se acreditar sempre até ao fim.Quanto ao jogo em si o Benfica apesar de não ter feito uma exibição de encher olho e de alguns flops do JJ nomeadamente na constituição da equipa inicial, o Benfica criou muito mais oportunidades que o schalke, simplesmente não as converteu tal e qual como na Alemanha e em Israel. O 1º golo do schalke lá no estádio a mim pareceu-me fora de jogo do raul, mas efectivamente não estava pq o Fábio estava a meter o espanhol em jogo, agora que o raul assiste o jurado com a mão, assiste.E a mim faz-me espécie como é que o auxiliar de baliza não viu,aliás eu estava atrás dessa baliza e esse senhor na 2ª parte esteve sempre em amena cavaqueira com o m.neuer, achei aquilo muito estranho.Independentemente de tácticas e preparação física eu acho que acima de tudo o Benfica é uma equipa frágil psicológicamente,o Benfica esta época tem que correr atrás do prejuízo e isso tem-se reflectido e de que maneira na sua maneira de jogar, defende mal, perde muitas bolas, falha muitos golos,pressiona mal. Mas tb temos que ser sinceros, uma equipa que tem na sua génese o espírito de campeã nunca desanima e faz das tripas coração para as coisas se alterarem, ora bem não é isso que se tem visto.Portanto para mim a grande falha do JJ é esta ele não está a conseguir motivar os jogadores numa situação de desconforto na tabela de classificação.Quando se ganha e lidera nem é preciso os jogadores auto-motivam-se agora quando se vai atrás é que é difícil. Aliás a sua atitude no banco tb diz muito o ano passado berrava, gesticulava etc. este ano parece um menino do coro.O Benfica o ano passado por exemplo tinha nas bolas paradas uma defesa em linha, o JJ alterou e este ano temos sofrido mais golos nessa vertente, simplesmente não entendo.Para finalizar não gostei nada da atitude do Luisão quando marcou o golo virando-se para os adeptos do Benfica com ar de desprezo, ainda mais sendo capitão devia era ter mais juízo, porque quem lhe paga ordenado somos nós (e não é pouco), portanto há aqui muita coisa a mudar e eu não estou a falar de mandar jogadores embora nem o treinador embora mas a atitude essa tem que ser muito mas muito diferente.

Vitória do Benfica disse...

Ontem mais uma triste exibição da equipa e dos adeptos. O Benfica parecia que estava a jogar fora tal era o estimulo e o apoio de 3 mil adeptos alemães. Não sei o que se passa, não sei se é mesmo má preparação fisica incluindo a psicológica. Eu estou desolada, mas não abandonei o estádio. Aliás não fui capaz, e fiquei muito triste pela assobiadela no inal. Não sei o que se passa. Só sei que estou receosa para Domingo

Anónimo disse...

Assino por baixo.
Embora muito afastado, no espaço e na informação, dá para não entender a praxis desta temporada do treinador! Que razões o terão levado a exigir (?), novo, mais elevado vencimento? Nos termos em que se diz ? Em que termos e condições ? Porque aceitou ficar, renovar, melhorar ? Contrariado!? Está a pagar favores ?, Chantagens ? Ameaças ? foi Desautirisado, Incontemplado, Inauscultado ?
Tem (terá) argumentos para justificar a relação novo vencimento/actuais resultados ?
Hoje, já não há treinador a pensar que as equipas não se constroem de trás para a frente!?
Não toquem no David Luís, olhem para o lado. Porra!
Só um cego ainda não viu que com equipas ao nosso nível sofremos, 2,3, 5, e não marcamos! Desde quando isto vem acontecendo, porra! O David é do melhor, o outro é alto e não defende, nem marca na área adversária! Para aquela altura exige-se muito mais. É pachorrento na acção e lento na execução, - nunca aproveita o adversário em contra pé, - chega sempre atrasado, faz demasiadas faltas, quer mais dinheiro, quer sair. Porque não? Roderick e Faria devem começar a ter mais tempo de jogo, mais oportunidades, experiência, rotina.
Quando as coisas não vão bem tudo são críticas, e sempre fáceis!
Para quem está de fora tudo é linear, simples, fácil.
Difícil é antes e lá em su sítio. Mas há que defender melhor e mais.

Nós Sébio disse...

A mim não me parece haver falta de vontade.

Não faço ideia das razões para o contraste entre o futebol delicioso da época passada e o futebol pobre desta. Mesmo tendo em conta que perdemos dois dos melhores jogadores da actualidade (Ramires e Maria), continuo sem perceber o que ali se passa.
Eu não entendo e, mais grave, parece que JJ também não, como ele deixa transparecer nas entrevistas.

Mas não me parece que os jogadores (ou a maioria deles) possam ser acusados de falta de empenho.

A época - é estranho dizê-lo - já parece longa e só apetece recomeçar tudo de princípio. Talvez um bom ataque ao mercado de Inverno possa resolver alguma coisa.

Mas é evidente - e Rui Costa não precisa de o pedir - que nem eu nem nenhum benfiquista digno desse nome vai abandonar a equipa.

Miguel disse...

Não são só os jogadores que estão abaixo do seu nivel... os adeptos também! Um clube como o Benfica tem que ter sempre o estádio cheio, nem que jogue de madrugada! Não podemos ser adeptos apenas na alegria, nem podemos abandonar a nossa equipa (10 minutos antes do jogo acabar)! Não podemos exigir quando não cumprimos, ou seja, os adeptos do Benfica só podem exigir se encherem o estádio em todos os jogos! Kuando recebemos o Shalke e temos 20 mil adeptos nas bancadas, os jogadores devem ficar tristes e desanimados pela falta de apoio! Enfim, nunca mudaremos e exigimos o empenho que nunca temos.... Portugal!

Miguel disse...

Não são só os jogadores que estão abaixo do seu nivel... os adeptos também! Um clube como o Benfica tem que ter sempre o estádio cheio, nem que jogue de madrugada! Não podemos ser adeptos apenas na alegria, nem podemos abandonar a nossa equipa (10 minutos antes do jogo acabar)! Não podemos exigir quando não cumprimos, ou seja, os adeptos do Benfica só podem exigir se encherem o estádio em todos os jogos! Kuando recebemos o Shalke e temos 20 mil adeptos nas bancadas, os jogadores devem ficar tristes e desanimados pela falta de apoio! Enfim, nunca mudaremos e exigimos o empenho que nunca temos.... Portugal!