O SORTEIO DA TAÇA DA LIGA

33 comentários:

jfk disse...

Vamos suar um bocado.

Porto e Sporting têm calendários teoricamente mais fáceis e em condições normais estão apurados.

LF disse...

Sim, é verdade.
Mas olhando aos regulamentos tinha de ser assim.
O Benfica ficou em 4º lugar na época passada, e como tal já se sabia que ficaria no mesmo grupo do 3º (Guimarães), e teria de jogar em sua casa.

O que se passou de sorteio propriamente dito (Belenenses e Olhanense) até nem foi mau.

Acho que o Benfica tem muitas possibilidades de ser apurado. O pior vem depois, pois as meias finais são disputadas a uma só mão, em casa dos melhores primeiros destes grupos. Aí parece-me difícil, pois que o Benfica, em caso de apuramento, terá provavelmente de jogar em Alvalade ou no Dragão, a uma mão, a passagem à final.

Acho que ainda não foi desta que a Liga acertou nos regulamentos...

jfk disse...

Sendo esses os regulamentos, que desconhecia, realmente não faz sentido. Tem pouco de sorteio e muito de previlégio em relação à época anterior, sendo uma taça disputada noutra época, por equipas (planteis) completamente diferentes.

Anónimo disse...

so jogaremos em casa de rivais caso nao sejamos nós um dos melhores de cada grupo certo?

Se ganharmos todos os nossos jogos...e algum de nossos rivais não o fizer....ou em piores condiçoes (gaol average, por exe)

saudaçoes benfiquistas

M.

LF disse...

Sim.
As meias finais são jogadas, a uma mão, no estádio dos dois melhores primeiros classificados (pontos, golos etc).
Ganhar o grupo dá apuramento automático, mas não chega, por si só, para jogar a meia-final em casa.

Nesta medida o Benfica, tendo um grupo mais difícil e equilibrado, tem menos probabilidades de ser um dos dois melhores primeiros.

Resta saber quando foi este regulamento aprovado. Se antes ou depois de ter terminado o último campeonato.
Se foi depois, temos aqui um caso de claro desfavorecimento do Benfica.

Anónimo disse...

percebo, obrigado..

e a questão do desfavorecimento é pertinente..discretamente, este tipo de dificuldades colocadas deste modo, podem sempre condicionar resultados desportivos de uma época..

pq carga dágua terá sempre de haver pontas solta propícias ao surgimento de suspeitas?

esta taça meia estranha, que surge numa espécie de lufada de ar fresco e tal...só possui regulamentos complicadinhos, classificações rendilhadas...

sorteio puro e duro nao?

chiça...

saudaçoes benfiquistas

M

Anónimo disse...

"Tem pouco de sorteio e muito de previlégio em relação à época anterior, sendo uma taça disputada noutra época, por equipas (planteis) completamente diferentes."

Engraçado, parece que é assim q tb funciona, por exemplo, nas competiçoes europeias...

Anónimo disse...

"Nesta medida o Benfica, tendo um grupo mais difícil e equilibrado, tem menos probabilidades de ser um dos dois melhores primeiros."

Está a levar em conta que o Benfica calhou precisamente no unico grupo com uma equipa q n é da 1ª divisao ou está só a mandar farpas para o ar?

"Resta saber quando foi este regulamento aprovado. Se antes ou depois de ter terminado o último campeonato.
Se foi depois, temos aqui um caso de claro desfavorecimento do Benfica."

Claríssimo! Aposto q lhe enfiaram o Olhanense no grupo só para chatear!! Por onde param as bruxas???

Anónimo disse...

"pq carga dágua terá sempre de haver pontas solta propícias ao surgimento de suspeitas?"

Mas suspeitas de quê??? Queriam ter o Olhanense, o Aves e o Penafiel no grupo???

angelodias disse...

Já ganhei a tarde a tarde com este post. HAHAHAHAAH
Obrigado LF.

Anónimo disse...

O FCP joga com o actual 3º classificado fora, e com o 11º e 12º em casa.
O SLB joga com o 10º fora e com o 14º e um da 2ª em casa.
O Sporting vai ao 13º e recebe o 7º e o 16º.

Como se vê, o SLB foi prejudicadíssimo pelo sorteio, é tão óbvio q vale a pena desconfiar...

LF disse...

Para quem teve mais dificuldades em perceber, eu não me referia aos aspectos ditados pela sorte (Belenenses e Olhanense; Nacional etc), mas ao facto de o 4º classificado da época anterior, ter à partida de jogar fora com o 3º, sem qualquer jogo ou sorteio prévio.

Se isto foi definido antes do fim da época, tudo bem, é um critério como qualquer outro.
Se foi definido depois, podemos estar perante uma forma subterranea de complicar a vida ao Benfica.

Mas estou convicto de que vamos ganhar a Guimarães.

Anónimo disse...

Complicar pq? Se fosse sorteio e calhasse um Porto-Benfica ou Sporting Benfica era melhor?
Qdo os 6 melhores classificados são automaticamente apurados para a fase de grupos e são distribuidos igualmente por 3 grupos, qual a forma mais justa e benefica para os 3 grandes que o LF vê?
É que se vir bem, quem se pode queixar mais é o 6º classificado q tem de jogar com o 1º, o 4º bem que pode agradecer jogar apenas com o 3º!
Se o LF quer ver outras coisas nisto, olhe, tenho pena!

Anónimo disse...

É que se o 1º classificado tivesse de jogar com o 4º e o 2º com o 5º e o 3º com o 6º o SLB teria de levar com o FCP, e aí gostava de ver o que o LF n diria...

LF disse...

A questão, como já disse, é se o regulamento foi feito tendo já a classificação ficado definida, sabendo-se desde logo que se estava a impor um Guimarães-Benfica nesta fase, o que seria gravíssimo.
Se foi antes, entendo a opção e parece-me aceitável.

jfk disse...

Anónimo comentou:

"Engraçado, parece que é assim q tb funciona, por exemplo, nas competiçoes europeias..."

À minha observação (que não pretende bater em ninguém):

"Tem pouco de sorteio e muito de previlégio em relação à época anterior, sendo uma taça disputada noutra época, por equipas (planteis) completamente diferentes."

Quais são as competições europeias que funcionam assim? Que eu conheça, em nenhuma está definido à partida que uma equipa vai jogar em casa e outra fora. E quem com quem.

Quer-me elucidar melhor?

Anónimo disse...

Se o sr LF me dissesse q o sorteio está feito de modo a beneficiar os 3 grandes, por ser qse certo, com estas regras, q n se encontram na fase de grupos, até aceitava. Queixar-se pq vai ter de ir a Guimaraes, haja lá paciencia...

Anónimo disse...

"Quais são as competições europeias que funcionam assim? Que eu conheça, em nenhuma está definido à partida que uma equipa vai jogar em casa e outra fora. E quem com quem.

Quer-me elucidar melhor?
"

Isso não, mas estão definidas à partida equipas de ranking superior que n jogam umas contra as outras em fases iniciais. Que na prática é isso que a Liga está a fazer ao evitar eliminatorias para as 6 primeiras equipas do campeonato e evitar que os 3 primeiros classificados joguem entre si na fase de grupos.
De resto, se a Liga tivesse decidido que apenas as 3 primeiras do campeonato n disputavam eliminatorias, o que n se diria por aqui...

Ricardo Campos disse...

já que não vão representar a selecção, incham em territorio tuga... mais uma vez vão jogar com a vossa amante...
pode ser que desta vez apareça outra rabona!!

benfica o maior clube rabona!!!

Anónimo disse...

Calma, Sr. Aurélio
O Sr. está sempre com a rabona na boca.
Irra

Anónimo disse...

(ou nos dedos)

Anónimo disse...

Fui ver o blog do Aurélio...
É verdade.-
Fui ver o blog do Aurélio.

Chama-se "Águia Moribunda" e tem o seguinte subtítulo:
"UM BLOG QUE AINDA SONHA COM O REGRESSO DE JOÃO VALE E AZEVEDO Á PRESIDÊNCIA DO SL BENFICA....PARA FAZER FRENTE AO VIEIRA DOS PNEUS"

O homem vive para o Benfica, está visto.

Vá la, Aurélio. Está na hora. Assume o teu benfiquismo que eu pago-te um kit!

Anónimo disse...

compro um kitt benfica quando o VALE E AZEVEDO VOLTAR A PRESIDENTE

Anónimo disse...

Ainda nem sequer começaram a jogar e já estão a reclamar. Isso é tudo medo??????? Que o SLB é fraquinho já todos sabemos mas pq discutir os regulamentos. Os regulamentos estão feitos. Quem vos mandou ficar em 4º??????????

LF disse...

A questão é que me parece que os regulamentos foram feitos já depois de se saber que o benfica tinha ficado em 4º...

Anónimo disse...

lf: acho q n tens razão n que dizes. Mas é uma questão d se investigar qd é q saíram os novos regulamentos. Está a parecer-me que andas um bocado com a mania da perseguição.

jfk disse...

Ainda sobre a suposta semelhança com as provas europeias:

Na UEFA as equipas são distribuidas por potes e há sorteio.

Isto não tem nada de previlégio.

É completamente diferente deste figurino em que está pré-definido que há equipas que jogam em casa.

É isto que não compreendo e que chamo previlégio.

Independentemente de quem está a jogar em casa.

Tem pouco de espírito de Taça, no seu sentido tradicional que é o da equidade e igualdade de oportunidades.

Estou-me a pronunciar apenas sobre o figurino e não sobre as circunstâncias em que terá surgido este figurino. Isso é outra conversa.

jfk disse...

Ainda sobre a suposta semelhança com as provas europeias:

Na UEFA as equipas são distribuidas por potes e há sorteio.

Isto não tem nada de previlégio.

É completamente diferente deste figurino em que está pré-definido que há equipas que jogam em casa.

É isto que não compreendo e que chamo previlégio.

Independentemente de quem está a jogar em casa.

Tem pouco de espírito de Taça, no seu sentido tradicional que é o da equidade e igualdade de oportunidades.

Estou-me a pronunciar apenas sobre o figurino e não sobre as circunstâncias em que terá surgido este figurino. Isso é outra conversa.

Anónimo disse...

O senhor fala na taça UEFA pq provavelmente é a única que conhece. N foi assim há tanto tempo que, por exemplo, o Porto foi disputar uma meia final de uma Liga dos Campeões a uma mão em casa do adversário. É privilégio ou n é privilégio??
Na Liga dos Campeões está definido, por exemplo, que as equipas com melhor indíce internacional n se defrontam na fase de grupos. É privilégio ou n é privilégio?
Este sistema inclui privilégios aos 3 primeiros classificados da Liga, q por norma são os 3 grandes.
Eu n entendendo de q se queixa o Benfica, quem se devia queixar era o Maritimo o Setubal ou a Académica, pq esses é q são os prejudicados. Se o Benfica se sente na pele dos clubes pequenos, eu entendo, mas até vos fica mal...
A quem acham q interessa q as meias finais da taça sejam a duas mãos? Ao Leixões, ao Nacional ou ao Benfica?
Cresçam um bocadinho e concentrem-se no futebol! Já chega de azia turca!

jfk disse...

Não entre em provocações desnecessárias, nomeadamente sobre os meus conhecimentos. Pode-se discutir sem provocações.

Estou a pronunciar-me sobre um figurino e já escrevi que não me importa quem está.

Pessoalmente não gosto deste figurino e tenho o direito de o expressar. Fiz questão de frisar que não estou a olhar para os clubes em questão.

E sobre a meia final do Porto, se o figurino fosse bom tinha-se mantido, ou não? Refiro no entanto que não me lembro de tal meia final.

Já agora essa meia final do Porto foi em que ano e contra que clube?

LF disse...

Foi com o Barcelona há 14 anos, e levaram 3-0.

Eu falo sobre o figurino e TAMBÉM sobre as equipas.
Aliás, quer-me parecer que o problema foi precisamente ter-se olhado às equipas.
Como o Benfica ficou em 4º lugar, beneficiou-se os 3 primeiros.

Anónimo disse...

Uma coisa é discutir se o figurino da taça da Liga é bom ou n é. Outra coisa é insinuar que o figurino foi criado para prejudicar uma das equipas. E isso parece-me, DE TODO, ridículo...
E se formos olhar para o figurino, parece-me que ele foi criado para beneficiar os 3 grandes! Se o Benfica n conseguiu ficar entre os 3 grandes o ano passado, que quer que lhe faça?? Se fosse ao contrário e os 3 primeiros tivessem de ir jogar a casa dos 4º 5º e 6º classificados, será q diriam que o figurino tinha sido criado para prejudicar o Porto e o Sporting e favorecer o Benfica???

Anónimo disse...

Realmente parece-me um post infeliz. Quanto à semelhança com as competições europeias concordo em parte, pois se virmos bem, também são disputadas com planteis diferentes, mas também existem cabeças de serie... Logo, obviamente, há privilégios...
Já agora, houve quem insinuasse num post anterior que o Porto teria pago os ordenados ao Estrela na época passada para em troca da vitoria... E se hoje o Benfica ganhar por 3 ou 4 o que nos impede de pensa o mesmo?
Finalmente, julgo que também o sorteio da Taça de Portugal foi falseado, uma vez que o Leixoes tinha logo que calhar ao Benfica e o Porto ir ao Cinfaes. Estranho nao?